Logotipo Acob Advocacia
Voltar

Como fazer a dissolução da união estável?

Area Noticias

A dissolução da união estável é muito importante para garantir os direitos das partes após a separação de fato. Ela pode ocorrer de duas formas: em cartório ou via processo judicial.

Quais são os tipos de dissolução da união estável?

Há a dissolução extrajudicial, que é realizada em cartório, e as partes precisam estar em comum acordo, tanto sobre a separação, quanto sobre a partilha de bens. E como nas regras do divórcio, não podem haver filhos menores de 18 anos ou incapazes, envolvidos na ação.

Há também a dissolução Judicial, quando não há consenso entre as partes ou existem filhos menores de 18 anos ou incapazes. Nesse caso, são realizadas audiências e ambas as partes tentam entrar em acordo, sobre a melhor partilha de bens e responsabilidades.

Quais são os direitos assegurados na dissolução da união estável?

Assim como no casamento, após desfeita a união estável, as partes devem realizar o processo chamado meação (ou divisão de bens existentes). Aquilo que foi constituído durante a convivência, torna-se patrimônio dos dois, portanto, deve ser partilhado. Há também a possibilidade da solicitação de pensão alimentícia, caso caiba.

A dissolução de união estável pode ocorrer após falecimento?

Após a morte de um dos companheiros, o outro parceiro apenas participará da sucessão, respeitando uma série de situações. Nesse caso, o cônjuge de união estável, terá direito somente após os descendentes e ascendentes na divisão de herança.

Preciso de um advogado para realizar essa dissolução?

A lei exige a presença de um advogado representante da ação, mesmo que a dissolução seja consensual, afim de garantir que tanto as partilhas, quanto outras responsabilidades sejam definidas devidamente.

Ainda ficou alguma dúvida? Colocamos uma caixinha ali nos stories pra ouvir você. Deixe sua dúvida!

Quer uma avaliação completa e específica do seu caso? Entre em contato conosco!

Dúvidas sobre seus direitos?

Entre em contato conosco e obtenha o apoio jurídico adequado!

Entre em contato